ITEP logotipo

Coordenador da Rede Sibratec

Nome: Bernardo Tutikian
Telefone: (51) 3590-8887
E-mail: bftutikian@unisinos.br
Endereço: Av. Unisinos, 950 – Cristo Rei, São Leopoldo – RS, 93020-190

Laboratórios associados

Laboratório de Acústica, Vibrações, Iluminação e Térmica – LAVIT
Departamento:

Laboratório de Segurança Estrutural – LaSE
Departamento:

Laboratório de Segurança Contra Incêndio – LSCI
Departamento:

Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil (itt Performance) é um dos cinco Institutos Tecnológicos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos – e é o único no segmento da Região Sul do país preparado para desenvolver e avaliar sistemas construtivos e estruturais seguindo as diretrizes da ABNT NBR 15575.

Alinhados ao conceito dos sistemas nacional e estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, os Institutos Tecnológicos da Unisinos reforçam o foco estratégico da instituição na prestação de serviços e atendimento de necessidades de pesquisa, de desenvolvimento e inovação de empresas e organizações, além da formação de quadros técnicos altamente especializados. Contribuem com a geração de valor para o setor produtivo em três grupos de atividades: a) serviços tecnológicos; b) projetos de pesquisa e desenvolvimento; c) capacitação tecnológica. Estão amparados pelo Nitt – Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – , que articula as atividades empresariais e de pesquisa, desenvolvimento e inovação, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do setor produtivo da construção civil.

No itt Performance ocorre a atuação de pesquisadores em avaliações de produtos e sistemas construtivos. O instituto é credenciado como Instituição Técnico-Avaliadora – ITA – , produzindo avaliações aos clientes da cadeia produtiva da construção civil.

O itt Performance conta com a infraestrutura distribuída em dois prédios com área total de aproximadamente 1800 m² e é composto por 3 laboratórios:

– LaSE (Laboratório de Segurança Estrutural): atende aos temas durabilidade, resistência mecânica e estanqueidade.

– LSCI (Laboratório de Segurança Contra Incêndio): compreende as áreas de reação e resistência ao fogo, com diversos equipamentos e técnicas de ensaio.

– LAVIT (Laboratório de Acústica, Vibrações, Iluminação e Térmico): estruturado para ensaios em campo, em laboratório e simulações computacionais em acústica de edificações, iluminação natural e artificial e desempenho térmico de materiais, componentes e edifícios.

Voltar